A contratação de novos funcionários é uma parte crítica de qualquer negócio. Para uma empresa de pequeno a médio porte, os erros podem ser especialmente caros.
Muitas empresas começaram a incorporar testes psicológicos no processo de contratação para reduzir o risco de cometer um erro de contratação.
Mas que papel esses testes devem desempenhar ao contratar executivos-chave?
Existem várias características que contribuem para o sucesso de um executivo-chave.
Certamente, o executivo deve ter experiência e aptidão para executar o trabalho. Mas adaptar-se à cultura da empresa pode ser crucial para o sucesso deles, especialmente dentro de uma organização menor.
Para explicar a importância das avaliações psicológicas na hora de contratar colaboradores para sua empresa, nós da Holdde Recrutamento Estratégico preparamos este artigo completo que explica a influência positiva que cada análise trará na hora de avaliar cada candidato.
Vamos lá!
Avaliações Psicológicas: como funcionam e qual o seu impacto
O uso de um teste psicológico pode orientar os gerentes de contratação para os tipos de personalidades com maior probabilidade de sucesso na empresa. Também pode reduzir surpresas ao contratar pessoas-chave.
A abordagem estruturada dos testes psicológicos no processo de avaliação de candidatos pode oferecer insights sobre quão bem um candidato se encaixa na cultura e como ele crescerá dentro da empresa.
Esses testes também podem apontar para áreas em que a empresa precisa estar atenta ao contratar um executivo em potencial.
Ter um denominador comum objetivo e profissional no processo de contratação também pode ajudar a atenuar as discrepâncias de experiência e nível de habilidade entre os gerentes de contratação.
Os testes de personalidade são usados para determinar o tipo, valores, interesses e habilidades da personalidade.
Eles podem ser uma avaliação simples do tipo de um executivo ou podem ser usados mais especificamente para determinar a “aptidão emocional” para um determinado tipo de posição.
Algumas perguntas que os testes de personalidade podem ajudar a responder incluem:
Qual tipo de personalidade se encaixa melhor no trabalho e na empresa?
Os traços de personalidade do candidato permitirão que eles cresçam dentro da organização?
O candidato possui “inteligência emocional” suficiente para funcionar efetivamente em nossa empresa?
A maioria dos relatórios de teste abordará os seguintes tópicos:
- Nível intelectual geral e estilo de resolução de problemas
- Maturidade emocional e personalidade
- Estilo interpessoal
- Estilo de gerenciamento ou capacidade de venda
- Habilidades de tomada de decisão e organização
- Competências de liderança
- Ambições e aspirações
Cada posição tem necessidades e expectativas únicas. O relatório do perfil psicológico pode atender os requisitos de posição específicos se, antes do teste, o facilitador do teste entender o seguinte:
- Características da posição
- Competências essenciais para o cargo e a empresa
- Possíveis barreiras que podem enfrentar o candidato selecionado
- História dos titulares anteriores
- Cultura da equipe em torno da posição
- Cultura da organização
- Expectativas de curto e longo prazo da posição
- Possível plano de carreira para o candidato selecionado
Os testes psicológicos podem oferecer informações importantes sobre possíveis candidatos. Eles não eliminarão completamente as “contratações ruins”, mas se o teste impedir mesmo uma contratação incorreta, poderá valer a pena.
Uma má contratação pode custar à empresa o dinheiro em termos de despesas de contratação, salário, benefícios e custos de rescisão.
E também há o custo de oportunidade de inibir a capacidade de execução da equipe e o potencial impacto prejudicial sobre outros funcionários da empresa.
Para empresas que acreditam que seu pessoal é o ativo mais importante, os testes psicológicos para ajudar a contratar os melhores membros da equipe podem fazer parte do processo.
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